
O grés utilizado representa qualidade, estética, design, durabilidade e sustentabilidade. A nossa fórmula original, resultante de uma junção de argila com uma superfície envidraçada, aumenta a durabilidade das peças. Portanto, a vida útil dos nossos produtos destaca-se face a outras cerâmicas, o que evita a sua rápida substituição e minimiza o consumo de recursos.
%
%
%
O grupo COSTA NOVA Industria utiliza 1180 kW de painéis solares para aproveitar a energia solar. Durante o dia, a nossa fábrica mais recente – Ecogres - Cerâmica Ecológica – é capaz de operar inteiramente com a energia gerada pelos painéis. As restantes unidades fabris são alimentadas por uma combinação de painéis solares e fontes de energia verde, provenientes de fontes renováveis.
O calor dos nossos fornos é reutilizado, num circuito fechado, aumentando assim a eficiência dos equipamentos e tornando-os 15% mais eficientes do que os fornos mais energeticamente avançados do mercado. Além disso, utilizamos o calor gerado pelos fornos nos processos de secagem, minimizando a necessidade de consumo adicional de energia.
O processo de produção de monocozedura é o mais eficiente em termos energéticos. Requerer significativamente menos energia do que o sistema comum de dupla cozedura utilizado noutros processos de produção de gres ou porcelana, minimizamos assim as emissões de CO2 para a atmosfera.
Para além das nossas práticas de redução de consumo, 100% da nossa água é cuidadosamente tratada e reutilizada em processos internos de limpeza ou reintroduzida no nosso processo de produção. Cada uma das nossas quatro fábricas está equipada com uma estação de tratamento de águas residuais industriais, em conformidade com as normas da União Europeia.
Reciclamos todo o excesso de argila das nossas fábricas para criar novas peças de mesa, reduzindo assim as emissões de transporte.
Todos os resíduos que geramos são cuidadosamente geridos de acordo com as normas e requisitos ambientais da União Europeia. 99% dos nossos resíduos são enviados para processos de reciclagem ou valorização, transformando-se em subprodutos incorporados noutras indústrias.
Interagimos ativamente e apoiamos as instituições locais, contribuindo para o progresso social. Anualmente, doamos produtos a quase 100 associações para angariação de fundos e promovemos campanhas internas de solidariedade.
A nossa empresa estabeleceu uma parceria com a Universidade de Aveiro há mais de uma década. Durante este período, desenvolvemos vários projetos juntos – alguns resultaram em processos e produtos inovadores e envolveram milhões de euros em investimento, como o Ecogres, o DigiGRÉS e o Inducer.
Na última década, acolhemos 28 estagiários de universidades locais e posteriormente contratamos 22 deles para cargos permanentes.
Facilitámos e colaborámos em 23 teses de mestrado e doutoramento. De salientar que, posteriormente, contratámos 8 dos 23 estudantes envolvidos nesses projetos académicos.
Os colaboradores do nosso departamento de I&D foram autores de 10 artigos em revistas científicas.
Tudo o que utilizamos para embalar os nossos produtos é reciclado e reciclável. As nossas embalagens são 100% livres de plástico e tingidas com corantes não prejudiciais.
No percurso para encontrar alternativas sustentáveis ao enchimento de plástico, desenvolvemos um novo produto, chamado Ecocard. O Ecocard é feito de resíduos internos de cartão triturado e serve para encher as nossas caixas. Alternativamente, usamos amendoins de amido 100% compostáveis, à base de plantas e seguros para animais de estimação. Além disso, todas as nossas caixas são seladas com fita de papel reciclado.
Ao embalarmos os nossos produtos ou ao lidarmos com encomendas B2B e B2C, estamos sempre focados na otimização, procurando reduzir tanto o peso como o espaço durante o transporte.
As nossas caixas são certificadas pelo FSC (75% de cartão reciclado). Contribuímos ativamente para sociedades locais, nacionais e internacionais, em parceria com organizações como a Sociedade Ponto Verde, com o objetivo de minimizar a nossa pegada de carbono.
Comprometemo-nos a manter elevados padrões éticos nas nossas operações comerciais, garantindo o cumprimento de todas as leis e regulamentos de acordo com os padrões da UE. As nossas práticas são frequentemente auditadas por entidades reguladoras oficiais e auditores independentes. Quanto aos salários, asseguramos que todos os nossos colaboradores recebem uma compensação superior ao salário mínimo obrigatório por lei.
Valorizamos a igualdade de género. As mulheres representam 70% da nossa equipa e estão presentes em todos os níveis da empresa.
Empregamos uma equipa de mais de 1000 pessoas, de 14 nacionalidades distintas, nas nossas quatro fábricas.
Representatividade de género no Conselho de Administração
Para o Grupo COSTA NOVA Industria o equilíbrio e distribuição entre géneros é de extrema importância, seja na contratação, atribuição de cargos e funções, remunerações, oportunidades de formação e crescimento profissional.
A representatividade de género no Conselho de Administração não é exceção. Assim, há uma distribuição de 33% vs. 67% (valores arredondados às unidades) entre mulheres e homens, com 1 mulher e 2 homens.
Combate à corrupção/suborno e concorrência desleal/lobby
O Grupo tem tolerância zero perante qualquer tipo de prática que envolva corrupção e suborno.
Na prossecução deste objetivo e em cumprimento do disposto na Lei nº 93/2021,de 20 de dezembro, o Grupo criou um canal de denúncia interno de infrações, disponível no site, encorajando todos os que tenham conhecimento de irregularidades no contexto do desenvolvimento da sua relação profissional com qualquer sociedade do Grupo, a proceder à denúncia destas situações que, de outro modo, não seriam detetadas.
Relacionamento com os fornecedores
A relação com os fornecedores é da maior importância para o Grupo. O estabelecimento de laços fortes e duradouros é o que mantém a coesão do Grupo. Em 2023, o número de fornecedores não se alterou, relativamente ao ano transato, não havendo novos fornecedores a comercializarem com o Grupo.
Por forma a manter uma relação saudável com os nossos fornecedores, apresentamos boas práticas quanto aos pagamentos, pelo que não existem quaisquer processos judiciais, contraordenações ou coimas relacionadas.
