
O Grupo COSTA NOVA Industria marcou presença no evento promovido pela CCDR Centro – “Economia Circular | Um caminho de competitividade e inovação na Região Centro” – que decorreu no passado dia 16 de junho, no Convento de São Francisco, em Coimbra.
O responsável de I&D do Grupo COSTA NOVA Industria, Jorge Carneiro, apresentou o projeto ECOGRES 4.0, pioneiro na demonstração da viabilidade económica da economia circular na indústria cerâmica.
Jorge Carneiro sublinha: “O projeto Ecogres comprova a viabilidade económica do conceito de economia circular. Através da incorporação de resíduos provenientes de indústrias cerâmicas e não cerâmicas da região nas nossas peças, conseguimos desenvolver produtos ainda mais sustentáveis. Com o recurso ao ecodesign, foi possível criar uma estética distintiva, reduzindo significativamente o consumo de matérias-primas e de energia.”
Reconhecido pela União Europeia como um dos projetos mais sustentáveis da atualidade, o ECOGRES 4.0 exemplifica a importância da Inovação e Desenvolvimento para promover um crescimento verdadeiramente sustentável.