ecogres

Sustentabilidade em cada peça de grés

Um novo material, criado através da recolha, reciclagem e reutilização de argilas e esmaltes das próprias operações, bem como de outros resíduos de indústrias próximas. O resultado é o ecogres, uma argila reinventada feita de materiais reciclados.

No grupo COSTA NOVA Industria comprometemo-nos em tornar o nosso grés mais sustentável. Com o objetivo de contribuir para um futuro mais sustentável, criámos o Ecogres® (ecogres), uma marca registada da COSTA NOVA que resulta da criação de uma nova matéria-prima cerâmica. Todos os produtos com este selo de garantia são produzidos a partir de materiais reciclados, não-perigosos, provenientes de excedentes e subprodutos cerâmicos e outros aditivos. Uma nova matéria-prima cerâmica, altamente ecológica.

 

Em 2023, o grupo COSTA NOVA Industria constrói e inaugura uma fábrica dedicada à produção de ecogres – Ecogres - Cerâmica Ecológica.
Esta fábrica, considerada uma das fábricas produtoras de grés de mesa mais sustentáveis do mundo, tem a capacidade de empregar 300 pessoas.

O processo de produção

O processo de fabrico da pasta ecogres tem início com a recolha, seleção e loteamento de excedentes cerâmicos e subprodutos produzidos nas nossas fábricas e a sua combinação com outros materiais, em parte excedentes de indústrias vizinhas, para estabilizar a sua composição final. A pasta reciclada usada para produzir o ecogres representa aproximadamente 25% de toda a pasta cerâmica comprada a fornecedores externos locais. No final do processo, a pasta ecogres consiste em 99% de subprodutos reciclados. No final, é obtida uma pasta cerâmica homogénea e com características de um grés com uma absorção de água inferior a 0.5% e resistência mecânica superior, pronta para ser utilizada na linha de produção. Todo este processo decorre dentro das mesmas instalações fabris, contribuindo também para a redução da pegada de carbono.

Extrair e Reciclar

A COSTA NOVA vê as suas práticas e os seus produtos como partes integrantes de um compromisso geral de sustentabilidade para com a sua comunidade e o ambiente. Com base nesse compromisso, desenvolveu uma nova matéria-prima – o ecogres – extraindo, reciclando e reutilizando excedentes, subprodutos e vidrados resultantes do seu próprio processo produtivo e de excedentes de outras indústrias.